domingo, 7 de dezembro de 2008

Reportagem RTP

De: Inês Oliveira
Para: Prof. Maria Moreno
Relatório da visita de estudo à RTP.
Em: 4 de Novembro de 2008


Esta visita iniciou-se por volta das 10:30h e foi conduzida pela Sra. Cristina Castro, que trabalha no local. Nela participaram todos os alunos da turma 10ºC, a professora de Português e a auxiliar Doroteia. Teve como finalidade proporcionar aos alunos um contacto mais estreito com a área da comunicação e à matéria em estudo: Notícia e Reportagem.

RTP significa rádio e televisão portuguesa. O edifício onde esta fica instalada foi projectado pelo arquitecto Carlos Ramos. Neste edifício estão instalados os serviços centrais da rádio e televisão de Portugal, bem como os serviços operativos centrais da RDP e da RTP, concentrando-se num único espaço serviços anteriormente instalados em três edifícios. A rádio é composta pela Antena 1, Antena 2, Antena 3, a RDP internacional, a RDP África, a RDP Madeira e pela RDP Açores.
A Antena 1 é um canal destinado a todo o género de ouvintes. As suas principais componentes são a informação noticiosa, o entretenimento, com predominância da música portuguesa, a divulgação de temas de relevância sociocultural, temas da actualidade desportiva, com grande destaque para o futebol profissional.
A Antena 2 um é um canal mais para os séniores. Passa nomeadamente, música clássica, música jazz e música erudita.
A Antena 3 é a rádio mais jovem do grupo Rádio e Televisão de Portugal. A nova música portuguesa é uma das principais bandeiras desta estação sempre atenta ao que é novo e inovador. Como tal esta rádio tem como slogan "A primeira vez é sempre na 3!".A frase tende a justificar o facto de estar sempre a passar nova música, mostra que as novas músicas aparecem sempre primeiro na Antena 3. Dá cobertura aos festivais de verão, com transmissões atrás de transmissões e muita reportagem, aos programas de autor mais ousados, do humor ao debate, da música mais proibida e apetecível aos momentos mais ritmados e deslizantes. A música é o denominador comum.
A RDP Internacional é o grande elo de ligação entre os Portugueses e o mundo. A RDP Internacional é igualmente uma rádio de referência para a generalidade dos luso falantes.
A emissão da RDP África tem uma forte vertente informativa e espaços orientados no sentido do debate, da interactividade, da cultura e do desporto. Dirige para África informação portuguesa, do mundo e da comunidade africana que reside em Portugal e trás para Portugal uma larga informação africana.
A RDP Madeira dispõe de 3 canais de programas diferenciados, dois dos quais totalizam 36 horas diárias de produção própria. A Antena 1 Madeira em Onda Média e FM, apresenta uma programação generalista, caracterizada pelo perfil de serviço público. A informação, a cultura, as questões sociais, a música portuguesa e o desporto constituem as suas apostas fundamentais. A Antena 3 Madeira tem uma emissão musical vocacionada para a juventude, com diversas temáticas no âmbito da música, cinema, Internet, desporto e tempos livres.
Por fim, a RDP/Açores possui, actualmente, 24 emissores de FM, 3 de Onda Média, 16 da Antena 2 e 9 em DAB. Tem 47 trabalhadores em Ponta Delgada, 7 em Angra do Heroísmo e 3 na Horta, transmite a maior parte do tempo programas informativos, para os espectadores dos Açores.
Na RTP mostraram-nos os estúdios da Rádio. Estes 14 estúdios, dos quais 3 assistidos e 11 auto-operados, associados a outros 8 mais pequenos e destinados à preparação e montagem de programas, bem como os 4 de pós-produção inteiramente digitais, constituem um poderoso meio para satisfazer as necessidades de produção e emissão dos seus cinco canais, 24 horas por dia. O desenho dos estúdios foi concebido de forma a poder-se aproveitar todo o equipamento técnico existente, bem como os materiais de tratamento acústico e painéis decorativos dos corredores o que, para além de ter constituído uma significativa economia na construção, permitiu conferir ao local uma grande agradabilidade visual e um ar de "local conhecido". A guia levou-nos por estes corredores da RDP e tivemos a oportunidade de visitar alguns, como a Antena 3 e um estúdio onde se "montam" os anúncios de rádio podendo assim proporcionar ao público um maior interesse graças aos efeitos especiais tal como o Sr. Gonçalo, mais conhecido como "Dj Guga" nos pode mostrar. Vimos também o "coração" da rádio que é um estúdio onde se concentra tudo o que se passa, se houver uma falha de energia é para aquele estúdio que as pessoas se dirigem podendo assim continuar com a emissão da rádio. Naquela sala pudemos observar várias máquinas que têm como função o bom funcionamento de toda a RDP. Vimos também o estúdio onde se gravam as noticias da Antena 1.
Ao fim desta visita à RDP a guia Cristina Castro levou-nos a ver os estúdios da televisão, a RTP é composta pelos canais, RTP1, RTP2, RTP Açores, RTP Madeira, RTP Internacional, RTP África, RTP N, RTP Memória e RTP Mobile através qual as pessoas podem assistir aos programas através do telemóvel tal como o nome indica.
A RTP1 é um canal generalista, com componente comercial e que privilegia a ficção nacional, informação, desporto e entretenimento, com o objectivo de proporcionar uma escolha variada, atendendo assim às solicitações de todos os estratos que compõe o universo dos telespectadores.
A nova RTP2 nasce de um acto de vontade, enuncia uma escolha e contém um convite. A criação de uma nova imagem e de uma nova marca para o canal é, em si mesma e antes de tudo o mais, um gesto criador. Um gesto criador que não perde de vista o melhor da nossa tradição. A nova RTP2 parte desse pressuposto e avança na direcção de todos os que inscrevem no presente a novidade, a interrogação, o inconformismo, novos saberes e sentidos originais. Aproxima-nos desses muitos que acolhemos e damos a conhecer no ecrã. Sublinha o gosto e o gozo pelo desafio de cortar com a mera reprodução do já visto. É uma abertura ao risco, a um futuro por explorar.
A RTP ÁFRICA permite, 24 horas por dia, que as audiências dos países africanos da CPLP e Portugal tenham acesso, em simultâneo, à mesma programação, com especial destaque para as notícias do dia e para os programas produzidos em e para África - o que pressupõe, também, a colaboração, a vários níveis, entre os Serviços Públicos de Televisão dos seis países envolvidos neste projecto.
A RTP Madeira é um canal de características regionais, alternativo, assumindo a responsabilidade e a missão pela prestação do serviço público da televisão na Região Autónoma da Madeira. Como objectivos centrais tem, no plano interno, fazer chegar a todo o arquipélago a informação e a realidade regional, em todos os domínios. No Plano externo, temos a ambição de levar o mais relevante do nosso quotidiano à diáspora madeirense radicada nas 4 partes do Mundo e, com a ajuda imprescindível da RTPI, trazer a actualidade dessas nossas comunidades aos aqui residentes.
A RTP Memória, assegura uma grelha de programação generalista, emitindo programas de qualidade, nomeadamente os filmes, as séries e os documentários, tanto nacionais como estrangeiros que se tornaram emblemáticos e de "culto", ao longo dos últimos 50 anos da televisão.
A RTP N é o canal da RTP que tem como principal componente a notícia. Este canal emite quase 24 horas por dia apenas programas de informação, tem também momentos de economia e pequenos programas que têm um tema em particular, mas basicamente é um canal onde os Portugueses se podem manter em contacto com as noticias de todo o mundo durante 24 horas diárias.
Para alem desta informação a Sr.ª Cristina Castro conduziu-nos para o estúdio de Informação, este estúdio tem uma área superior a 1.000m'2. Combinando as técnicas de cenografia de produção e as técnicas de cenografia de Informação, obteve-se um espaço com características únicas na Europa – as duas régies no interior do estúdio, trabalhando em simultâneo, permitem gravar ou emitir diferentes programas, alcançando-se assim maior eficiência do espaço e dos meios. A necessidade de concentrar meios cenográficos num espaço único, individualizar ambientes para produção semanal de vinte e três programas diferentes, possibilitar uma flexibilidade tal que permita a mudança diária de cenários para dez programas, aliada à presença de um espaço redactorial para cerca de setenta jornalistas, conduziu à necessidade de aplicação, não só de novas técnicas construtivas, mas também de novas tecnologias de apoio. Ficamos a saber que a maior parte dos cenários da televisão são cenários digitalizados e que há um estúdio próprio para programas assim, como telejornais especiais que é o exemplo do dos jogos olímpicos. Vimos as régies e tal como na rádio havia o coração da televisão.
O que me chamou mais a atenção nesta visita foi a maneira como as pessoas trabalham os anúncios da rádio. Acho que engenheiro de som poderia vir a ser um emprego interessante; achei bastante recreativa a actividade das pessoas que lá trabalham. Vimos mais atentamente esta parte uma vez que era a parte mais criativa da visita, mais divertida, digamos. O que se viu mais sumariamente foi a parte da televisão devido ao facto de já haver pouco tempo para terminar a visita.


Conclusão
Foi uma visita interessante. Esta uma área que suscita grande interesse nas pessoas por isso a deslocação acho que foi bastante gratificante. Não tivemos quaisquer questões no final da visita uma vez que foi uma visita bastante produtiva e a Sr.ª Cristina Castro explicou-nos tudo muito bem e conseguiu esclarecer-nos todas as duvidas. Não tenho qualquer sugestão a fazer só acho que devíamos ter tido mais tempo para poder ver tudo, e na minha opinião a guia podia ter mostrado mais entusiasmo na parte da televisão para suscitar mais motivação nos alunos. Talvez seja a única a partilhar desta opinião e provavelmente é devida ao facto de já ter tido feito uma visita aos estúdios da SIC e já conhecer bem a televisão. Gostei bastante da visita.

Sem comentários: