sexta-feira, 27 de março de 2009

Composição

Trata-se de um processo morfológico de formação de palavras que recorre à associação de duas ou mais formas de base, que podem ser radicais ou palavras.

1) Composição morfológica

Neste processo de composição morfológica formam-se palavras associando dois ou mais radicais com a ocorrência habitual de uma vogal de ligação entre eles.

a) Composto morfológico coordenado - os dois radicais têm igual importância e ambos contribuem para a interpretação semântica da palavra. Todos os compostos desta estrutura são adjectivos e o contraste de género e a flexão em número ocorrem no radical da direita.
Ex: Tenho um primo que vive em Almada que é luso-brasileiro (o cidadão tanto é português como brasileiro)

b) Composto morfológico subordinado - o valor semântico do radical da direita é modificado pelo valor do radical da esquerda. Estes compostos podem ser adjectivos ou nomes e o contraste de género e a flexão em número ocorrem no final da palavra.
Ex: No hospital estavam três homens que aguardavam por um hemograma.


2) Composição morfossintáctica

No processo de composição morfossintáctica formam-se compostos associando duas ou mais palavras. Estes compostos podem ter uma estrutura de coordenação, de subordinação ou de reanálise.

a) Composto morfossintáctico coordenado - as duas palavras que formam o composto têm igual contribuição para o seu valor semântico. Os compostos deste tipo são sobretudo nomes e, por vezes, adjectivos, e o contraste de género e a flexão de número atingem ambas as palavras.
Ex: Aquele surdo-mudo é um exemplo de muito força de vontade.

b) Composto morfossintáctico subordinado - todos os compostos deste tipo são nomes. O valor semântico so nome da esquerda é modificado pelo valor do nome da direita. O contraste de género e a flexão em número afectam só o nome da esquerda.
Ex: Há uma forte possibilidade de se encontrar uma bomba-relógio neste edficio.

c) Composto morfossintáctico em estrutura de reanálise - Estes compostos são constituídos poruma forma verbal na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, seguida deum nome e, raramente, de um adjectivo. O composto é um nome e, quando há flexão de número, atinge a palavra da direita.
Ex: Ontem sujei-me na camisa à hora de almoço, tive sorte em ter um tira-nódoas à mão.

Sem comentários: